Sessão de esclarecimento sobre Água e Ambiente

A Juventude CDU realizou uma sessão de esclarecimento sobre Água e Ambiente no passado dia 2 de Outubro de 2009, na Escola Secundária de Baltar, com a participação de Francisco Teixeira, Engenheiro Químico, Mestre em Engenharia Sanitária e Docente do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), com larga experiência profissional (mais de 30 anos) no sector da Água.

Previamente à realização desta sessão de esclarecimento nas instalações da Escola Secundária de Baltar, a Juventude CDU contactou o ainda Presidente da Junta de Freguesia de Baltar, António José Silva Ribeiro, no sentido deste disponibilizar uma sala daquele espaço público para a realização de mais um importante evento CDU. Num primeiro contacto a Juventude CDU não obteve qualquer resposta. Como tal atitude de descriminação de uma força política não é consentânea com as funções de um Presidente de Junta, a Juventude CDU confrontou pessoalmente o ainda Presidente em exercício com esta grave omissão, ao que este espantosamente respondeu "que não cedia a sala da Junta nem ao seu próprio partido (PSD)!". A Juventude CDU fez então questão de esclarecer o ainda Presidente sobre a Lei em vigor que contraria em absoluto a sua tomada de posição e, de seguida, efectuou novo requerimento para a realização da sessão de esclarecimento nas instalações da Junta de Freguesia. Em resposta a este ofício a Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente, respondeu que a sala iria estar ocupada com a realização de outro evento que não quis descriminar.
Na impossibilidade de realizar a sessão de esclarecimento à população no local de eleição para este género de eventos, a Juventude CDU contactou a Escola Secundária de Baltar, que desde logo mostrou disponibilidade para acolher esta iniciativa, e interesse em divulgá-la junto de dois cursos EFA a decorrer actualmente nas suas instalações.
Chegados ao dia e hora marcados a Juventude CDU foi novamente confrontada com atitudes reveladoras de ostracismo político e de pouca maturidade democrática por parte das formadoras que acompanhavam as duas turmas EFA, ao negarem peremptoriamente a participação dos seus cerca de 40 alunos na sessão de esclarecimento da CDU, invocando, ignorantemente, o argumento de que não seria de Ambiente que se iria falar neste debate, mas que a sessão em causa seria essencialmente Política. A Juventude CDU questionou as formadoras com perguntas simples que ficaram desde logo sem resposta: a) desde quando discutir problemas ambientais não é discutir opções políticas?; b) o currículo do orador será insuficiente para orientar o debate ou esclarecer os seus participantes?; c) o currículo das formadoras será melhor que o do orador em causa na temática ambiental?; d) não será melhor colocar a questão da participação no debate aos seus próprios formandos, numa lógica democrática?
A sessão de esclarecimento prosseguiu com a participação de 15 pessoas, nenhum dos quais formandos, sendo abordados diversos tópicos tais como:
a) o ciclo da água e as reservas de água potável no planeta;
b) os vários usos da água pelo Homem na sociedade actual;
c) as diferenças entre os conceitos de utilizador e consumidor de água;
d) a História dos sistemas públicos de abastecimento e drenagem de águas desde o início do século XX;
e) a História da privatização destes sistemas públicos em Portugal desde o início do século XX;
f) as diferenças práticas entre os conceitos de Água Pública e Água Privada;
g) os diversos tipos de tratamento pelos quais a água passa antes da sua utilização pelo Homem;
h) o que são Estações de Tratamento de Águas (ETA's)?
i) o que são Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR's)?
j) os problemas ambientais provocados pelo mau funcionamento das ETAR's;
k) o contrato de concessão assinado pela Câmara de Paredes e a multinacional francesa Veolia.

Juventude CDU
CDU Baltar / Paredes

Sem comentários:

Enviar um comentário